Twitter Facebook YouTube Instagram Conexão Sindical

CUT NACIONAL > PRESIDÊNCIA

Presidência

 

 

PRESIDENTE: Vagner Freitas de Moraes

Vagner Freitas de Moraes nasceu em abril de 1966. Começou a trabalhar aos 15 para ajudar a complementar o orçamento familiar. Até os 20 anos, sem carteira assinada, foi entregador do Café do Ponto e carregador de mexerica na CEAGESP, sempre estudando no período norturno. Entrou na faculdade e conseguiu cursar História durante dois anos. Abandonou o curso por conta das tarefas sindicais que foi assumindo ainda muito jovem.

 

A história sindical de Vagner, que é casado e tem dois filhos, começou cedo. Aos vinte anos, em menos de uma semana, se inscreveu, passou em um processo de seleção, foi contratado e começou a trabalhar como caixa do Banco Bradesco, em 25 de fevereiro de 1987. Antes de receber o primeiro salário, em março, para surpresa de sua chefia, participou ativamente da primeira greve de sua vida – fez piquetes para parar uma agência do Unibanco na Vila Prudente – e passou a participar das ações do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região como militante.     

 

Em 1991, foi convidado para fazer parte da chapa de Gilmar Carneiro, candidato a reeleição. Participou de uma das eleições mais disputadas da história do Sindicato que, naquele ano tinha duas fortes chapas inscritas. Vagner foi convidado pela chapa vencedora e virou diretor Regional da Mooca. 

 

Imediatamente, começou a frequentar a CUT – Central Única dos Trabalhadores. “Nunca me senti apenas bancário e, sim, CUTista”, costuma dizer Vagner. Para ele, a CUT é sinônimo de luta, de solidariedade, de não corporativismo. “Aqui, somos todos trabalhadores. Não tem isso de categoria”.

 

No final da década de 1990, Vagner foi para Confederação Nacional dos Bancários (CNB), onde ocupou os cargos de secretário de Organização (1997), secretário Geral (2000) e presidente interino (2002). Entre 2003 e 2009, assumiu a presidência  da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONFRAF/CUT), que reúne os bancários, os financiários, os promotores de vendas, os securitários, os especialistas em tecnologia da informação, os trabalhadores do mercado de capitais e os trabalhadores de cooperativas de crédito, entre outras.

 

Vagner assumiu a secretaria de Administração e Finanças da CUT na gestão 2009-2012. Neste período, ele assumiu também a presidência da UNI Finanças América, entidade internacional à qual a CONTRAF/CUT é filiada; a secretaria Geral do setor de Finanças (setor dos bancários) da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul – CCSCS e membro do Comando Nacional dos Bancários da Contraf/CUT.

Gestões Anteriores

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • Orkut
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
#15CongressoCUT - Dia 28/08 - Mesas de debates Internacionais
#15CongressoCUT - Dia 28/08 - Mesas de debates Internacionais

Debates aconteceram durante a 15º Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo

RÁDIO CUT

Copyright © CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócios | 24.062.754 - Representados
Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310