CUT NACIONAL > SAÚDE DO TRABALHADOR

Saúde do trabalhador

SECRETÁRIA DE SAÚDE DO TRABALHADOR: Junéia Martins Batista

Assistente social no município de São Paulo; dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Co-presidente da ISP Américas – Internacional do Serviço Público e, também na ISP, é Co-presidente do Comitê Mundial de Mulheres.

Foi eleita como membro da Executiva Nacional da CUT no 10º Congresso Nacional da CUT, em 2009, passando a ocupar a pasta da Secretaria de Saúde do Trabalhador em 2011, onde tem como desafio contribuir para consolidar a Secretaria de Saúde do Trabalhador, que foi criada no mesmo congresso com o objetivo de institucionalizar na estrutura da Central a longa e profícua trajetória percorrida nesta área e de dar maior organicidade à Política Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT.

Na estrutura vertical da CUT seu ramo é o dos municipais, organizado em nível nacional na CONFETAM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Municipais da CUT e em nível estadual na FETAM-SP.

Iniciou sua militância sindical em 1988, ano em que ingressou na prefeitura de São Paulo e no então recém criado Sindsep – Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo. Participou ativamente das greves, mobilizações e na organização do sindicato, que na época contava com pouco mais de 3000 associados e hoje possui mais de 30 mil trabalhadores filiados.

Organizou diversas comissões sindicais de base e participou dos primeiros debates sobre orçamento participativo, das conferências municipais de saúde, congressos da categoria, convenções cutistas para eleições da entidade, das atividades de formação política e sindical da CUT e dos seus congressos, plenárias e mobilizações, dentre outras.

A discussão e definição de estratégias de proteção da saúde dos trabalhadores do serviço funerário foi uma de suas primeiras atividades no campo da saúde do trabalhador, além de ações com trabalhadores da área de saúde e da educação municipal, de debates sobre HIV-AIDS, de campanhas pelo banimento do amianto, organização e acompanhamento das CIPAS, etc.

Ainda no sindicato se especializou em Plano de Cargos e Salários, na criação de cargos, acompanhamento de diversos projetos de lei de interesse no funcionalismo municipal. Ao longo de sua trajetória no sindicato esteve à frente  secretaria de formação, da tesouraria, na secretaria de negócios jurídicos, da vice-presidência e hoje ocupa a pasta dos trabalhadores da saúde.

Trabalhou intensamente em todo o estado de São Paulo pela criação da FETAM-SP, dentre outras coisas, organizando oposições sindicais ministrando cursos de formação política, debatendo temas de interesse da categoria tais como PCCS, negociação coletiva e sobre as questões de gênero. Da mesma forma, esteve presente nas atividades organizativas que culminaram na fundação da CONFETAM, no ano 2000.

Na ISP foi eleita como membro da direção suplente em 1997 e ocupa uma vaga no comitê mundial de mulheres da ISP desde o ano 2000, onde lidera os debates sobre questões de empoderamento das mulheres, dentre outras ações, participando de vários fóruns nacionais e internacionais.

SECRETÁRIO-ADJUNTO DE SAÚDE DO TRABALHADOR: Eduardo Lírio Guterra

Portuário do Espírito Santo, nascido em 1958, Guterra é presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP) desde 2003 e vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte (CNTT), desde 2009.   É graduado em - Administração em Matéria Legislativa.

Foi eleito como membro da Executiva Nacional da CUT no 11º Congresso Nacional da CUT, em 2012, como secretário adjunto da Secretaria de Saúde do Trabalhador, passando a representar os trabalhadores em transporte na central que milita há quase 20 anos.

Começou a vida profissional em 1978 quando ingressou na Companhia Docas do Estado do Espírito Santo, por meio de concurso.

Logo no início da carreira iniciou a militância sindical, posteriormente se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e à CUT. De 1993 a 2002 foi presidente do Sindicato Unificado da Orla Portuária do Espírito Santo (Suport/ES).  Foi também secretário de Comunicação do Suport/ES(1990 a 1993).

Enquanto esteve à frente do Suport, integrou o Conselho de Administração da CODESA, como representante dos trabalhadores e o Conselho de Autoridade Portuária no Porto de Vitória.

Também faz parte da Comissão Nacional Tripartite do Trabalho Portuário Junto ao Ministério do Trabalho. Atualmente, representa os trabalhadores na Comissão Nacional Permanente Portuária que acompanha a NR 29, Saúde e Segurança no Trabalho Portuário.

Em 2002 iniciou o mandato de presidente da Federação Nacional dos Portuários, foi reeleito duas vezes, a última para o triênio 2012 a 2014.

Em 2009 passou a integrar a diretoria da CNTT, como vice- presidente foi reeleito em 2012.

Guterra é defensor de uma gestão pública e profissional para os portos brasileiros. Além disso, tem se dedicado nos últimos anos a luta pela recuperação do Portus, previdência complementar dos portuários que enfrenta dificuldades para pagar benefícios dos participantes devido à  inadimplência das patrocinadoras.

#15CongressoCUT - Dia 28/08 - Mesas de debates Internacionais

Debates aconteceram durante a 15º Plenária - Congresso Extraordinário e Exclusivo