CUT NACIONAL > SECRETARIA GERAL - 2009/2012

Secretaria Geral - 2009/2012

Secretário-geral: Quintino Severo (Metalúrgico-RS) é metalúrgico, técnico em eletromecânica e natural de Santa Maria/Rio Grande do Sul. Iniciou a sua trajetória política e sindical no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo em (1987). Na CUT-RS assumiu a tesouraria (1996-1997) e a sua gestão foi marcada pela implementação do orçamento participativo, atuou também como Secretário Geral na gestão (1997-2000) e foi eleito Presidente por duas gestões (2000-2003) e (2003-2006) num período marcado pelo enfrentamento da crise das finanças públicas do Rio Grande do Sul, luta pela valorização do trabalho, ampliação de direitos e em defesa da classe trabalhadora gaúcha.

Junto aos movimentos sociais deu início ao processo de construção da Coordenação dos Movimentos Sociais/RS, que se efetivou em 2003, o balanço desta parceria aponta para a construção coletiva de inúmeras Marchas e Ações, com destaque para o fortalecimento da Marcha dos Sem e a elaboração de uma Plataforma de Ação Unificada, instrumento político que balizou o debate e a organização dos trabalhadores e movimentos sociais de todo o Estado no enfrentamento da crise das finanças públicas e dos ataques aos direitos dos trabalhadores e movimentos sociais.

Como Presidente, atuou também, fortemente em Defesa do Piso Salarial Regional buscando construir uma ampla articulação das Centrais Sindicais na luta pela valorização deste instrumento distribuidor de renda. Com esta trajetória e experiência foi eleito Secretário Geral Nacional no 9º CONCUT (2006-2009), reeleito no 10º CONCUT para a gestão (2009-2012) e atualmente é Conselheiro da CUT no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT na gestão (2009-2013).

Entre as competências estatutárias exigidas pelo cargo constam:

a) Garantir a aplicação dos direitos, deveres e sanções aos filiados e o cumprimento do Estatuto da CUT;

b) Organizar as reuniões da Executiva Nacional, da Direção Nacional, da plenária nacional e do congresso nacional;

c) Encaminhar as resoluções das instâncias nacionais, acompanhar a sua aplicação e organizar as atividades deliberadas;

d) Elaborar planos integrados e coordenar atividades do conjunto das secretarias nacionais;

e) Organizar e administrar o arquivo geral, as atas, documentos legais e agenda nacional da CUT;

f) Acompanhar e integrar as Estaduais da CUT, Confederações e Federações;

g) Coordenar e orientar as secretarias -gerais da CUT nos Estados e nas Confederações e Federações Nacionais.

Para além das competências estatutárias exigidas para o cargo, o desafio de atuar para o fortalecimento da CUT, buscando ampliar a nossa unidade e a integração das ações CUTista, na pespectiva de uma sociedade melhor, com valorização dos trabalhadores é compromisso a ser desenvolvido no dia a dia da Secretaria Geral da CUT.