CUT NACIONAL > INTERNACIONAL (ATRIBUIÇÕES)

Internacional (Atribuições)

JOÃO ANTONIO FELICIO

· Data de Nascimento: 06.11.50 em Itapuí, interior do Estado de São Paulo.

· Casado com Lea Francesconi e pai de dois filhos: Breno Francesconi Felicio e Marília Francesconi Felicio.

· Formação

- Curso Técnico de Torneiro Mecânico e Curso Médio Científico em Jaú.

- Formação Superior em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte, pela Fundação Educacional de Bauru.

· Exercício Profissional

- 1966 - Primeiro emprego aos 15 anos em Jaú, como açougueiro.

- 1973 - Professor de Desenho em São Paulo, na rede oficial de Ensino Estadual, onde permanece até hoje, como Professor de Educação Artística (História da Arte, Artes Plásticas e Teatro).

· Militância Política e Sindical

- 1977 – Participação nas mobilizações dos Professores, na luta por melhores condições de vida e salário, na luta contra a ditadura militar e pela conquista da APEOESP.

- 1978 – Participação no Comando da primeira greve, decretada pela categoria depois de décadas de isolamento.

- 1979 – Participação no Comando da segunda greve da categoria, pela recuperação de direitos e salários. Participação na conquista da APEOESP, pela chapa apoiada pelo Comando de Greve.

- 1980 – Eleito para o Conselho de Representantes da APEOESP, pela região norte da Capital. Participação na fundação do Partido dos Trabalhadores, como Delegado no Congresso de Fundação, no Colégio Sion na Capital.

- 1981 – Participação na chapa que venceu a eleição para Diretoria da APEOESP, como Diretor do Departamento Cultural. Neste período foi criada a Comissão de Mulheres e a de Combate ao Racismo da APEOESP, vinculadas a este Departamento. E também a organização de atividades culturais entre Professores e Alunos e formulação da concepção de Educação e Escola Pública da APEOESP.

- 1983 – Participação no processo que resultou na fundação da CUT e da filiação da APEOESP a este Central. Reeleito como Diretor do Departamento Cultural.

- 1984 – Participação na Campanha das Diretas-Já e da greve dos professores durante o Governo Montoro, quando a APEOESP chegou a realizar assembléias com mais de 50.000 professores.

- 1985 – reeleito como Diretor de Sub-sedes da Capital da APEOESP.

- 1987 – eleito Presidente da APEOESP e neste ano a entidade realizou duas greves, uma em cada semestre. Participou da luta pôr uma nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

- 1989 – Reeleito Presidente da APEOESP com mais de 80% dos votos. Neste ano ocorreu a mais longa greve da história dos Professores do Estado de São Paulo (oitenta e dois dias), resultando numa conquista de 126% de reajuste.

- 1990 – nesta gestão a APEOESP lança a campanha “Educação no Centro das Atenções”. É eleito primeiro suplente do Senador Eduardo Suplicy (PT – São Paulo) e Membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

- 1991 – Reeleito para o terceiro mandato como Presidente da APEOESP.

- 1993 – Deixa a Presidência da APEOESP e retorna à sala de aula, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Dr. Octávio Mendes, no bairro de Santana, na Capital, onde permanece como Professor até hoje. Neste ano a APEOESP atingiu 122.000 associados, dos quais 70.000 participaram no processo eleitoral, na maior eleição na história desta Entidade, quando foi eleito Presidente, o professor Roberto Felicio.

- 1994 – Eleito para Direção Executiva Nacional da CUT, indicado pelos professores do Brasil. Neste mandato foi responsável pela Comissão de Educação, Formação Profissional e da Previdência e membro do Coletivo Internacional da CUT, para questões relativas a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Direitos Humanos.

- 1997 – Eleito Secretário Geral Nacional da CUT e membro do Diretório Nacional do PT.

- 2000 – Eleito Presidente Nacional da CUT.

- 2003 – Eleito Secretário Geral Nacional da CUT e Secretário Sindical Nacional do PT. É Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social indicado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Indicado pela CUT como representante desta Central, no Conselho de Administração do BNDES. Faz parte ainda, da Direção do Instituto de Cidadania.

- 2005 – Retorna a Presidência da CUT Nacional, após a saída do Luiz Marinho que assumiu o Ministério do Trabalho

- 2006 – Junho – eleito pelo 9º CONCUT como Secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional