CUT NACIONAL > PONTO DE VISTA > “URUBÓLOGOS DE PLANTÃO” ERRAM E DESEMPREGO CONTINUA EM QUEDA NO BRASIL

“Urubólogos de plantão” erram e desemprego continua em queda no Brasil

Escrito por: Pedro Armengol, secretário-adjunto de Relações de Trabalho da CUT Nacional

21/08/2014

Mais uma vez os “urubólogos de plantão” da grande mídia brasileira erram, e o desemprego continua em queda no Brasil. As “previsões desses urubólogos” desde o segundo semestre do ano passado e primeiro semestre deste ano, é de queda do crescimento econômico, descontrole inflacionário, queda na geração de emprego e renda dos trabalhadores, dentre outras muitas “pragas” rogadas por eles contra o Brasil e a classe trabalhadora.

Porém, os dados divulgados no último dia 21 pelo IBGE, referentes à taxa de desocupação de julho de 2014 em quatro regiões metropolitanas (Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo), fazem esses argumentos caírem por terra. Comparando-se com julho de 2013, comprova-se a permanência da tendência de desemprego em queda no Brasil nos últimos 12 anos.

ANO           MÊS         RECIFE       BELO HORIZONTE     RIO DE JANEIRO      SÃO PAULO

2014        JULHO           6,6%                4,1%                    3,6%                         4,9%

2013        JULHO           7,6%                4,3%                    4,7%                         5,8%

Se olharmos a realidade mundial e, em especial a da Europa, onde principalmente após a crise financeira mundial de 2008 chegou-se a índices de desemprego de mais 20% em média, e que em alguns países permanecem ainda com altas taxas de desemprego, o Brasil vive “quase uma situação de pleno emprego”, mas que evidentemente temos continuar a luta permanente pela melhoria da qualidade dos mesmos.

Segundo também o IBGE, o Rendimento Médio Real Habitual dos Trabalhadores de Recife (R$ 1.513,10) subiu 1,2% ao mês e 5% ao ano; no Rio de Janeiro altas no mês (0,7%) e no ano (8,9%), e em São Paulo alta de 1,6% ao ano.

Para o bem do Brasil e de sua classe trabalhadora, rogamos uma “praga”: Que eles, os “urubólogos de plantão”, continuem errando!