CUT NACIONAL > MULHER (ATRIBUIÇÕES)

Mulher (Atribuições)

SECRETARIA NACIONAL SOBRE A MULHER TRABALHADORA DA CUT – SNMT/CUT

Além da tarefa de organizar as mulheres trabalhadoras para intervirem nas questões do mundo do trabalho e sindical que interferem diretamente na vida destas, a SNMT/CUT é responsável por elaborar, coordenar e desenvolver políticas no interior da CUT a partir das perspectivas das relações sociais de gênero e classe, para a superação das desigualdades entre mulheres e homens.

Atribuições estatutárias da SNMT/CUT:

· Elaborar, coordenar e desenvolver políticas no interior da CUT para a promoção das mulheres trabalhadoras na perspectiva das relações sociais de gênero, raça e classe, subsidiando as instâncias horizontais e verticais e as entidades filiadas nos seus respectivos âmbitos.

· Organizar as mulheres trabalhadoras para intervir no mundo do trabalho e sindical sobre as questões que interferem na vida destas mulheres enquanto trabalhadoras.

Dirigentes Responsáveis pela Política de Gênero da CUT:

· Rosane da Silva – 2008

· Carmen Helena Ferreira Foro (interina) – de out/2007 a fev/2008

· Maria Ednalva Bezerra de Lima – de 1997 a 2007

· Luci Paulino de Aguiar – de 1994 a 1997

· Sandra Rodrigues Cabral – de 1993 a 1997

· Didice Godinho Delgado – de 1987 a 1993

Composição, atribuições e funcionamento do Coletivo Nacional de Mulheres da SNMT/CUT:

No 8° Congresso Nacional da Central, em junho último, foi criada a Secretaria Nacional sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, com a incumbência, entre outras, de constituir um coletivo, à luz do funcionamento da então CNMT/CUT. No 6º Encontro sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, realizado em novembro último, aprovou-se os objetivos, composição, atribuições e funcionamento deste Coletivo Nacional da SNMT/CUT, conforme texto abaixo:

Objetivo do Coletivo:

Discutir estratégias para o desenvolvimento da política de gênero da CUT;

Acompanhar a implementação da política de gênero da CUT, em nível Nacional e Estadual.

Composição do Coletivo:

Representantes das Comissões, Secretarias e Departamentos de Mulheres das Estaduais da CUT, Confederações e Federações Nacionais.

Atribuições do Coletivo:

- Elaborar a política de gênero à luz dos eixos estratégicos da CUT;

- Elaborar e desenvolver o planejamento da SNMT;

- Acompanhar os projetos e ações nacionais da SNMT;

- Representar a SNMT em atividades nacionais e internacionais.