CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > IBGE VOLTA A DIVULGAR DADO PARCIAL E APONTA ESTABILIDADE NA TAXA DE DESEMPREGO

IBGE volta a divulgar dado parcial e aponta estabilidade na taxa de desemprego

21/08/2014

Escrito por: Rede Brasil Atual

Em nova divulgação parcial, feita nesta quinta-feira (21), o IBGE avaliou como estáveis as taxas de desemprego nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (4,1%), Recife (6,6%), Rio de Janeiro (3,6%) e São Paulo (4,9%), na comparação de junho para julho. Em relação a julho do ano passado, a taxa recuou no Rio e em São Paulo. Em razão da greve dos servidores, que terminou na semana passada após mais de dois meses, faltam dados das regiões de Porto Alegre e Salvador. Assim, as três últimas edições da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) está com dados incompletos.

Segundo o instituto, o número de desempregados ficou estável, na comparação anual, em Belo Horizonte e Recife. E diminuiu tanto no Rio (-26,4%) como em São Paulo (-17,5%).

O total de trabalhadores com carteira assinada também ficou estável de junho para julho nas quatro regiões com dados disponíveis. Ante julho de 2013, houve queda de 5,2% em Belo Horizonte.

O rendimento médio dos trabalhadores em Recife (R$ 1.513,10) subiu tanto na comparação mensal (1,2%) como em relação a julho de 2013 (5%). Em Belo Horizonte, o rendimento  (R$ 1.898,70) ficou estável no mês e caiu (-2,1%) no ano. No Rio (R$ 2.285,60), o IBGE apurou altas em relação a junho (0,7%) e no ano (8,9%). Em São Paulo (R$ 2.102,70), houve queda no mês (-0,5%) e alta (1,6%) na comparação em 12 meses.