CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA FAMILIAR DO RS É FUNDADA DURANTE ENCONTRO ESTADUAL

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS é fundada durante Encontro Estadual

20/08/2014

Três mil pessoas participaram do evento; governador do estado, Tarso Genro, recebeu propostas da entidade para o setor

Escrito por: Fabiane Altíssimo (Fetraf-RS) e Renata Machado (CUT-RS)

Celebração de conquistas, comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, apresentação de propostas e constituição da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul foram os marcos do I Encontro Estadual da Agricultura Familiar do RS, realizado na sexta-feira (15), na cidade gaúcha de Sananduva.

Fruto de um longo e sólido processo de debates e construção de propostas para o desenvolvimento no campo, o evento reuniu três mil pessoas e, inaugurou uma nova fase para a agricultura familiar do estado ao fundar a FETRAF-RS.

Propostas

Na parte da manhã, o governador do estado, Tarso Genro, recebeu da Fetraf-RS as propostas da entidade para a Agricultura Familiar. O documento reuniu as proposições construídas ao longo dos oito seminários preparativos ao I Encontro: juventude e sucessão; gênero; conflitos agrários; infraestrutura, meio ambiente e CAR; comercialização e produção; políticas sociais e previdência e organização sindical.

Tarso salientou a satisfação em prestigiar o ato que classificou como “um grande evento de suma importância para a Agricultura Familiar” e também, ressaltou o papel estratégico da Agricultura Familiar que “produz os alimentos que alimentam o mundo”.

“Não investir na Agricultura Familiar é como um suicídio do projeto de uma sociedade justa e igualitária que defendemos”, finalizou ele.

Um pouco antes, durante a cerimônia de abertura do Encontro, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, afirmou que a Central não poderia estar em outro lugar se não ao lado dos agricultores familiares em um momento de grande importância para o Estado, que é a criação da Fetraf-RS.

“A CUT é a maior central sindical do Brasil porque defende um modelo de desenvolvimento social, onde a Agricultura Familiar é estratégica. Vocês, que alimentam a sociedade são fundamentais na sociedade que almejamos”, declarou Nespolo.

Fundação da Fetraf-RS

No período da tarde foi realizada assembleia geral e fundada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. Após a apresentação dos objetivos e missão da Fetraf-RS,  aprovação do estatuto e eleição dos membros da direção, o presidente da CUT-RS, deu posse à nova diretoria que terá mandato de três anos.

Com isso, a FETRAF-RS passa ser a representante oficial da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul. A coordenadora geral da Fetraf-RS, Cleonice Back, destaca que a fundação da Federação no estado é fruto de um processo de reorganização da Fetraf-Sul que congrega os três estados no sul do país e, que, de agora em diante assume uma função político-estratégica em nível de região sul, sendo que cada estado priorizará o fortalecimento das instâncias estaduais através das Federações.

A instância de representação nacional é a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – Fetraf-Brasil que está presente em 18 estados brasileiros.

Em seu discurso de posse, Cleonice salientou a importância estratégica da Agricultura Familiar e, o longo histórico de lutas e conquistas dos agricultores familiares. Ela relembrou o papel decisivo do sindicalismo rural na conquista dos direitos previdenciários dos homens e mulheres do campo, no acesso ao crédito, moradia digna, infraestrutura, educação, comercialização, dentre outros.  Desde as oposições sindicais na década de 80 passando pela criação da Frente Sul da Agricultura Familiar, pela constituição da Fetraf-Sul e Fetraf-Brasil, o sindicalismo, através de suas lutas, proporcionou cidadania, dignidade, autonomia e melhoria efetiva da vida dos homens e mulheres do campo, disse ela.

Para ela, um dos grandes objetivos e desafios da Fetraf-RS é a construção de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para a Agricultura Familiar. “Queremos cada vez mais, nos consolidarmos como produtores de alimentos e, pensar num processo integral e integrador do agricultor familiar que valorize o ser humano.  É necessário analisar a cadeia produtiva da agricultura familiar de maneira diferenciada, priorizando a agroecologia, a autonomia dos agricultores com o fortalecimento das cooperativas e agroindústrias familiares,  oportunizando acesso à energia de qualidade, educação no campo, cultura, comunicação, bem como, políticas de incentivo à produção de alimentos com crédito subsidiado”.

No fechamento do ato de constituição da nova Federação, a dirigente chamou ao palco, homens, mulheres e jovens participantes do evento que foram beneficiados com as principais conquistas históricas do sindicalismo rural: aposentadoria, acesso ao Pronaf, Seguro Agrícola, Habitação Rural, Educação via a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Caminhada

Uma caminhada pelas ruas da cidade de Sananduva marcou o encerramento do Encontro. Em marcha e com bandeiras ao alto, os participantes apresentaram à cidade sede do evento, a nova federação. O ponto final da caminhada foi a praça central onde foi plantada uma muda da árvore Sananduva (também conhecida como Corticeira) e hasteada a bandeira da entidade, fato que simbolizou o nascimento da Fetraf-RS. Diversas autoridades e representantes de entidades prestigiaram a atividade.