CUT NACIONAL > ABAIXO ASSINADOS > ABAIXO-ASSINADO PELA RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 189 E DA RECOMENDAÇÃO 201 DA OIT

ABAIXO ASSINADOS

Abaixo-assinado Pela ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da OIT

Abaixo-assinado Pela ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da OIT Pôr um fim à escravidão moderna

Nos abaixo assinados exigimos do governo brasileiro a ratificação da Convenção 189 e da recomendação 201 da OIT, que trata do Trabalho Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Doméstico.

No mundo inteiro mais de 100 milhões de mulheres e homens trabalham como empregadas e empregados domésticos de outra pessoa. Esses trabalhadores e trabalhadoras executam várias tarefas: limpar, cozinhar, lavar roupa, cuidar de crianças e idosos e muitas outras tarefas. Seu trabalho é subvalorizado, mal pago, invisível, não reconhecido e não respeitado. A maioria das trabalhadoras e trabalhadores domésticos é mulher (82%) e, no caso do Brasil, negras. Em alguns casos são migrantes, imigrantes ou menores de idade.

Em vários países as trabalhadoras e trabalhadores domésticos não estão incluídos na legislação trabalhista ou programas de proteção social. Para muitos são negados os direitos de criar ou filiar-se a um sindicato. Como resultado disso, com freqüência, estão sujeitos a maus tratos, exploração, violência e abuso físico e sexual e os agentes dessas agressões geralmente saem impunes.

Unam-se a campanha pelos direitos e proteção social para trabalhadoras e trabalhadores domésticos.

Lista de Assinaturas: